Paraguay as vantagens comparativas

BRASPAR- Centro Empresarial Brasil-Paraguay convida à XXIX Feira Internacional de Indústria, Comércio e Serviços do Paraguay
5 de julho de 2010
PIB do Paraguay cresce 10,9% no I trimestre de 2010
9 de julho de 2010
Exibir tudo

Paraguay as vantagens comparativas

1. Baixa carga tributária
Considerada a mais baixa do mundo, somente 8% do PIB em 2009.
Sistema simples, com 5 impostos + contribuição social
Sistema de produção industrial sem impostos (Regime de MAQUILA), permite a importação de bens e seu processamento sem impostos (inclusive internos), com vistas à exportação.

2. Regime trabalhista vantajoso
Em média, cada operário paraguaio trabalha 50 dias a mais do que um brasileiro, com uma carga social de somente 35% sobre o salário base, contra 105% do Brasil.
· Jornada de trabalho de 48 horas semanais, versus 44 do Brasil
· 10 dias de férias, contra 30 do Brasil
· 8 dias de feriados anuais, enquanto no Brasil, 13.

3.
Localização geográfica estratégica: no coração da América do Sul, o Paraguay faz fronteira com os dois maiores mercados sulamericanos, possuindo portos francos no Atlântico (Brasil,Argentina e Uruguay) e Pacífico (Chile e Peru).

4.
Baixo custo de transportes internacionais: 70% do transporte internacional de cargas é realizado através da hidrovia Paraná-Paraguay até os portos de Argentina e Uruguay, desde onde saem para os mercados de todo o mundo.

5.
Energia elétrica barata e abundante: o Paraguay possui um saldo disponível de 44 milhões de MW/hora de energia elétrica. O preço do MW/hora industrial é de USD 40,00.

Comments are closed.