WeCreativez WhatsApp Support
Nossa Equipe está aqui para responder às suas perguntas.
Oi, como podemos ajudar?

Produção láctea aumenta 10% e chega a 450 milhões de litros processados

Revista Enfoqueconomico – Número 32
13 de dezembro de 2010
Novo recorde na venda de veículos
19 de janeiro de 2011
Exibir tudo

Produção láctea aumenta 10% e chega a 450 milhões de litros processados

Produção Láctea

Produção Láctea

A informação foi proporcionada pela gerente da CAPAINLAC- Câmara Paraguaia da Indústria Láctea, Jasmin Torres.

O crescimento é de 10% sobre 2009 e 25% em relação a 2008.

O volume representa aproximadamente 55% do leite produzido no país, e que deve chegar a 820 milhões de litros em 2010, 12% a mais do que os  730 milhões de  2008, de acordo com o Censo Agropecuário daquele ano.

A produção local representa 90% do consumo doméstico, que em 2010 deve chegar a 890 milhões de litros.

Evolução da industrialização de leite no Paraguai


O consumo paraguaio per capita é estimado em 150 litros, índice parecido ao do Brasil, que deve fechar 2010 em 157 litros por habitante, mas ainda muito inferior ao consumo argentino e uruguaio.

Consumo de leite per capita no MERCOSUL (em litros por habitante).

Evolução contínua

A industrialização do leite tem crescido permanentemente nas últimas décadas, sendo em 1991 de somente 70 milhões de litros processados.

Uma evolução anual de 10,3%!

Dois fatores respondem por este aumento.

A contínua melhoria da renda e o crescimento da quantidade de empresas processadoras, que em 2008 estava estimada em 54 indústrias, sendo as sete maiores, associadas à CAPAINLAC.

Faturamento alcança USD 380 milhões

Tão importante como o aumento da produção é a diversificação dos produtos, cada vez de maior valor agregado, como as bebidas lácteas especiais para crescimento, os dietéticos, sobremesas, entre outros, o que ajudou o setor a faturar USD 380 milhões neste ano.

Só em pagamento aos produtores, são USD 220 milhões.

Inauguração de fábrica de leite em pó

Cooperativa La Holanda

Cooperativa La Holanda

Para 2011, a maior empresa do país, a Cooperativa La Holanda, de Campo 9, inaugurará a primeira fábrica paraguaia de leite em pó, com capacidade de processamento de 75 milhões de litros anuais, principalmente para a exportação.

Hoje a Cooperativa já industrializa 350.000 litros diariamente, com capacidade instalada para 450.000 litros, sendo que a capacidade plena de produção só não é alcançada pó falta de matéria prima suficiente.

Para abastecer a demanda atual e também a nova unidade, está sendo desenvolvida na região uma nova bacia leiteira, maior do que a do Chaco, tradicional região provedora do país.

Esta bacia leiteira cobrirá também a região fronteiriça com o Brasil, onde vem-se desenvolvendo uma indústria de queijos especiais, tipo suíço, com a finalidade de cobrir o mercado externo.

Os comentários estão encerrados.

EnglishPortugueseSpanish