Paraguai crescerá 6,7% em 2011, de acordo com o FMI

Hidrelétricas assumem compromisso ambiental
25 de julho de 2011
Planta piloto de titânio é inaugurada no Paraguai
9 de agosto de 2011
Exibir tudo

Paraguai crescerá 6,7% em 2011, de acordo com o FMI

PIB

PIB

Número confirma projeção do INEESPAR/BRASPAR de início do ano, de 7% a 8%.

Na última semana, o Fundo Monetário Internacional elevou para quase 7% a previsão de crescimento econômico paraguaio em 2011, mesmo nível estimado, no inicio do ano, pelo instituto INEESPAR, do BRASPAR.

Anteriormente, a previsão do Fundo era de 5,6% para o país neste ano.

Desde 2003, o Paraguai vem crescendo ao ritmo anual de 7%, o mesmo nível do período 1973-1998, fazendo com que o país seja o de maior evolução da América Latina nos últimos 40 anos.

Enquanto isso, a FMI reduziu a previsão de crescimento brasileiro para 4,1%, sendo que para a America Latina, a média deverá ficar ao redor de 4,6%. O Uruguai deve crescer 5,1% e a Argentina, 6%.

PIB chegará a USD 50 bilhões.

Com esta evolução, o Produto Interno Bruto guarani alcançará USD 50 bilhões, com uma renda per capita de aproximadamente USD 9.200,00.

Levando-se em conta que o custo de vida comparado é aproximadamente 60% do brasileiro, o PIB por paridade de compra, PPP, deve alcançar USD 90 bilhões, próximo ao equatoriano.

Todos os setores crescem

Indústria, construção, agropecuária e serviços, todos os setores da economia paraguaia vêm crescendo de forma acelerada nos últimos oito anos, o que tem causado alguns gargalos, como o caso de falta de cimento  insumos na construção civil, e a utilização da capacidade máxima das linhas de transmissão de energia elétrica.

Inflação controlada

Com a crise européia e americana,  e a conseqüente queda do dólar, tem havido uma redução da pressão inflacionária, especialmente sobre a carne e combustíveis, dois dos mais importantes componentes da cesta básica guarani.

Fonte: INEESPAR/BRASPAR

Comments are closed.