O Centro Empresarial Brasil-Paraguay

Conheça algumas empresas que procuram parceiros comerciais no Brasil
24 de fevereiro de 2010
Aumentam em 68% exportações industriais paraguaias ao Brasil
15 de março de 2010
Exibir tudo

O Centro Empresarial Brasil-Paraguay

Braspar

Braspar

O Centro Empresarial Brasil-Paraguay, BRASPAR ,é uma organização social sem fins lucrativos,  com sede em Curitiba,Paraná.

Seu trabalho consiste fundamentelmante em facilitar os intercâmbios comercial, de negócios e cultural entre dois países irmãos, Brasil e Paraguay.

Para tanto, trabalha através de parcerias com outras entidades e câmaras empresariais de todo o Brasil, como a existente com a AMCHAM Curitiba, com a qual possui uma joint venture desde 2009 para a promoção de negócios entre empresas dos dois lados do rio Paraná.

O primeiro evento BRASPAR/AMCHAM foi realizado em 16 de novembro de 2009, com a Semana de Negócios Brasil-Paraguay, ocorrido na sede da AMCHAM Curitiba, e contou com as presenças do Embaixador do Brasil em  Asunción, Eduardo dos Santos, e os Diretores de Itaipu Binacional, Dr. Jorge Miguel Samek, do Brasil, e Carlos Mateo Balmelli, do Paraguay, além de diversas outras autoridades dos dois países.

Entre seus objetivos principais, encontram-se:

  • Realização das Semanas de Negócios, eventos setoriais, a cada dois meses, reunindo empresas interessadas do Brasil e Paraguai, com a finalidade de promoção de negócios.

—  Aumentar o fluxo bilateral de negócios, através do acompanhamento permanente dos contatos entre empresas dos dois países, após a realização dos eventos.

  • Divulgação na imprensa tanto do Brasil como do Paraguai, dos benefícios auferidos e vantagens conquistadas pelo fortalecimento da relação comercial entre as empresas brasileiras e paraguaias. Nos últimos vinte anos, permitiu-se que as relações bilaterais fossem reduzidas à página policial na mídia de ambos os países, conseqüência direta da desinformação ocasionada pela falta de dados e estudos realistas na margem paraguaia.

—  Desenvolver projetos de integração bilateral. É o caso de incentivar indústrias paraguaias a instalarem filiais no Brasil (importadoras/distribuidoras próprias), principalmente na região de Foz do Iguaçu, que poderá beneficiar-se como importante centro de negócios internacionais do MERCOSUL, nos dois sentidos (importação/exportação).

—  Assessoria às empresas paraguaias que desejam inserir-se na economia brasileira, e das empresas brasileiras desejosas de investimentos no Paraguay.

—  Integração dos brasiguaios à economia paranaense e cultura paraguaia. Um exemplo deste potencial é a recente parceria em andamento, realizada através da gestão do INEESPAR, entre UNICOOP (reúne as oito maiores cooperativas de brasiguaios), a OCEPAR e o ISAE/FGV, visando auxiliar projetos de agroindustrialização do lado paraguaio, como já foi feito no Paraná. É o caso do recém anunciado projeto de cadeia avícola pela UNICOOP, a ser desenvolvido ao longo da fronteira binacional.

  • Pesquisas e Estatísticas: visam fornecer estudos e a realização de projetos que possam identificar potencialidades de negócios de ambos os lados, através de uma visão real do desenvolvimento socioeconômico paraguaio, e seu potencial produtivo. A construção de uma base de dados atualizada e atualizável é essencial à consecução deste objetivo, por isso mesmo, uma das prioridades do BRASPAR. .
  • Showroom industrial: sabe-se que existe uma imagem distorcida da realidade paraguaia, ocasionada pela desorganização e informalidade reinantes nos primeiros 500 metros da fronteira Foz-CDE, lado paraguaio. Para corrigir esta distorção, que afeta diretamente a percepção de qualidade dos produtos paraguaios no Brasil, criou-se o showroom industrial, onde estes produtos podem ser vistos e apreciados pelos empresários brasileiros, ajudando a criar um clima de confiança na hora da escolha da importação e/ou planejamento dos negócios.

Para conquistar estes objetivos, BRASPAR tem realizado parcerias em ambos os países, na busca de aliados que tenham o mesmo objetivo, como Embaixada do Brasil em Asunción, UIP, Paraguay Vende, AMCHAM, REDIEX, FACIAP, entre outras.

BRASPAR- Centro Empresarial Brasil-Paraguay

Organización social sin fines de lucro, ubicado en Curitiba, estado de Paraná, Brasil.

Tiene como objetivo desarrollar eventos, desde noviembre de 2009 y a lo largo de todo el año 2010, para acercar empresas brasileras y paraguayas, facilitando la realización de negocios, sea a través del comercio, o inversiones.

BRASPAR trabaja en alianza estratégica con gremios empresariales do todo el Brasil, como sucede desde 2009 con AMCHAM Curitiba, con la cual posee una joint venture para realización de eventos de negocios, como el sucedido entre 16-20 de noviembre de 2009, en la sede de AMCHAM Curitiba.

Entre los objetivos principales, se encuentran:

1. Aumentar el flujo de negocios entre empresas brasileras y paraguayas;

2. Desarrollar proyectos bilaterales, que permitan el crecimiento harmónico de ambas naciones hermanas;

3. Integración definitiva de la economía paraguaya a la brasilera, a través del diseño de estrategias específicas para cada sector, de acuerdo a sus necesidades específicas;

4. Desarrollar Investigaciones y Estudios Socioeconómicos, que puedan mostrar el real potencial de la economía paraguaya.

5. Cambiar la imagen de Paraguay en Brasil, contaminada por los primeros 500 metros de la frontera Foz-Ciudad del este, y que en nada muestra la real cara de Paraguay.

Entre las acciones a se desarrollar, están:

  1. Semana de Negocios: realizada mensualmente, promocionando encuentros sectoriales de acuerdo a la demanda de empresas de ambos países.
  2. Encuestas y estudios sectoriales
  3. Ruedas de Negocios Brasil-Paraguay
  4. Charlas y Seminarios Brasil-Paraguay
  5. Expo Integración en Foz do Iguaçu.

Comments are closed.