Brasileiros investirão USD 140 milhões em planta de açúcar

II Expo Moda Paraná-Paraguay
18 de agosto de 2011
Vendas no cartão de crédito devem superar USD 1,4 bilhões em 2011
18 de agosto de 2011
Exibir tudo

Brasileiros investirão USD 140 milhões em planta de açúcar

Açucar

Açucar

Empreendimento será financiado pelo BNDES

O anúncio foi feito no dia 12 de agosto, durante ato celebrado na sede da União Industrial Paraguaia do Departamento (estado) de Guairá, a 178 km de Asunción.

A nova planta, que contará com capital brasileiro, será totalmente financiada pelo BNDE, e terá capacidade de moer 5.000 toneladas diárias de cana de açúcar.

A matéria prima será fornecida pelos sócios da Cooperativa Carlos Pfannl, da localidade guairenha de Colônia Independência, demandando o investimento de 12.000 hectares de matéria prima.

Quando pronta, a usina dará trabalho a 3.000 pessoas, sendo 600 na planta industrial.

Capital do açúcar

O Departamento de Guairá, cuja capital é Villarrica,  especializou-se, desde o inicio do século XX, na cultura de cana de açúcar.

Mais de 70% da produção paraguaia de açúcar, e 50% da produção de álcool combustível, são produzidos neste Departamento.

Em 2010, o Paraguai produziu aproximadamente 8 milhões de toneladas de cana de açúcar, representando um crescimento de 158% sobre o ano de 2001.

Só em álcool combustível foram produzidos 160 milhões de litros, além de 270.000 toneladas de açúcar, principalmente orgânico.

Entretanto, o potencial ainda é inexplorado, levando-se em conta que existem no país 500.000 há de terras aptas à canicultura ainda inexplorados.

Maior exportador mundial de açúcar orgânico

No inicio deste século, empresas paraguaias descobriram o nicho inexplorado do açúcar orgânico, tanto na Europa, como EUA, e passaram a especializar-se na produção deste produto, fazendo com que o país se tornasse o maior exportador mundial do produto, com preço até 40% superior ao do açúcar convencional.

Nos últimos anos, com o crescimento do setor automobilístico local, que incorpora anualmente 230.000 motocicletas e 76.000 automóveis, vem crescendo aceleradamente o consumo de álcool combustível, seja puro, ou através da mistura com a gasolina, fazendo com que aumente significativamente o consumo desde combustível no país.

Os planos, entretanto, são de tornar o Paraguai um dos principais exportadores de álcool a nível mundial.

Fonte: Revista Enfoque Económico

Comments are closed.