Planta piloto de titânio é inaugurada no Paraguai

Paraguai crescerá 6,7% em 2011, de acordo com o FMI
9 de agosto de 2011
Internet banda larga no Paraguai já conta com 400.000 usuários
9 de agosto de 2011
Exibir tudo

Planta piloto de titânio é inaugurada no Paraguai

Titânio

Titânio

Na última sexta-feira 05 de agosto, foi inaugurada em Mingá Porã, município próximo de Cidade do Leste, a primeira planta piloto de titânio do Paraguai.

No final de 2010, a empresa Metálicos y No Metálicos, do Canadá, anunciou a descoberta da maior jazida de titânio do mundo, através do famoso geólogo David Lowell, quem, na década de 1980, havia descoberto a maior mina de cobre do mundo, chamada Escondida, no Chile.

Se a prospecção trouxer os resultados esperados, os canadenses deverão investir USD 500 milhões na exploração comercial do titânio paraguaio, através da extração de até 10 milhões de toneladas anuais do minério, durante aproximadamente 100 anos.

O titânio é um dos metais mais utilizados nas ferroligas, devido à sua alta durabilidade e maleabilidade.

Nova fronteira mineral

Ouro e Urânio

A exploração de titânio no Paraguai não é um anuncio isolado na área de mineração.

Ainda este ano, a também canadense Latin American Minerals, LAMPA, deverá iniciar a exploração comercial da principal jazida de ouro do país, na localidade de Paso Yobay, a só 220 km da fronteira com Foz de Iguaçu.

Depois de vários anos de prospecção, a usina comercial está sendo montada, e deverá começar a operar até o inicio de 2012.

Com o aumento cada vez maior da cotação do mineral no mercado internacional, devido às persistentes crises americana e européia, o retorno do investimento deve ser reduzido em pelo menos a metade do tempo da previsão inicial.

Próximo de Paso Yobay, encontra-se em prospecção uma das maiores minas de urânio do continente.

Até recentemente, o Paraguai não desenvolvia seu potencial mineral, por falta de investimentos em conhecimento do seu território.

Agora, com o recente sucesso nestas três áreas, há cada vez mais empresas estrangeiras interessadas na prospecção dos mais diferentes minerais, inclusive gás natural e petróleo.

Fonte: BRASPAR

Comments are closed.