Descoberta maior jazida de titânio do mundo nas proximidades de Cidade do Leste.

Empresas brasileiras pretendem investir USD 260 milhões na produção de açúcar e álcool no Paraguai
18 de novembro de 2010
Revista Enfoqueconomico – Número 32
13 de dezembro de 2010
Exibir tudo

Descoberta maior jazida de titânio do mundo nas proximidades de Cidade do Leste.

Titanio

Titanio

A notícia foi dada por David Lowell, um dos geólogos mais respeitados do mundo, e diretor da empresa CIC Resources, durante encontro com investidores internacionais promovido pela empresa MZ Minerals International, empresa australiana especializada neste minério.

De acordo com Lowell, com esta descoberta o Paraguai poderá controlar o preço mundial deste importante mineral, usado principalmente em ligas de alta resistência.

Na fase de exploração, será necessário um investimento de aproximadamente USD 500 milhões para a extração anual de 5 milhões de toneladas, segundo o geólogo americano, responsável pela descoberta da maior jazida de cobre no mundo, La Escondida, no Chile, em 1981.

A jazida encontra-se próxima do lago de Itaipu, em uma área de 185.000 hectares, entre os departamentos (estados) de Alto Paraná e Canindeyú.

Fonte: Diário Última Hora, Asunción.

Fonte: Diário Última Hora, Asunción.

Paraguai: nova fronteira da mineração

O anúncio da descoberta de titânio em larga escala não é fato isolado, e constitui só mais uma dentre outras importantes descobertas da mineração no país nos últimos anos.

Em 2007, por exemplo, a mineradora canadense Transandes SA encontrou uma mina com 9 milhões e meio de libras de urânio, no município de Yuty, departamento de Caazapá, no sul do país.

Para 2011, a expectativa é aumentar a reserva em 20 milhões de libras, com a prospecção da jazida de San Antonio, próximo a Yuty.

Se a descoberta se confirmar, tornará viável a exploração comercial deste mineral em grande escala no país.

Na atualidade, o preço do urânio está em USD 60,00 a libra, com tendência de aumento devido à necessidade cada vez mais crescente de energia por parte da China.

A descoberta do ouro

A primeira descoberta que pode ter mudado a mineração paraguaia ocorreu em 2002, quando um equatoriano encontrou, junto a sua namorada paraguaia, ouro na localidade de Paso Yobay, região central do Paraguai, a 220 km de Asunción e 200 km de Cidade do Leste.

A região, até então conhecida por sua erva mate a algodão, começou uma importante  quantidade de garimpeiros, que hoje chega a 2.000 pessoas, que hoje retiram perto de USD 8 milhões anuais com a venda deste minério.

A partir de 2007, entrou em operação a primeira mina industrial de ouro na localidade, através de um investimento de USD 5 milhões da mineradora canadense Latin American Minerals.

A exploração comercial está iniciando neste ano, com a entrada em funcionamento das primeiras máquinas pesadas.

Potencial desconhecido

O Paraguai é um dos poucos países da região que nunca tiveram grandes investimentos em prospecção mineral, mesmo na época da colônia, quando os espanhóis concentraram-se nas riquezas já existentes dos impérios Inca e Maia.

Com o recente ritmo de crescimento econômico imposto por gigantes como Índia e China, que demandam uma quantidade maior de matérias primas do que se consegue produzir, houve uma significativa valorização de quase todos os minérios conhecidos, tornando atrativa a exploração de territórios antes desconhecidos, entre eles, o Paraguai.

Para o secretário de minas do governo paraguaio, Victor Vernández Cros, a mais nova fronteira mineral do continente.

Comments are closed.