Exposição Industrial apresenta potencial produtivo e atrai novos investidores

MERCOSUL
25 de julho de 2011
Hidrelétricas assumem compromisso ambiental
25 de julho de 2011
Exibir tudo

Exposição Industrial apresenta potencial produtivo e atrai novos investidores

Empreendedorismo

Empreendedorismo

Pelo menos quatro empresas brasileiras estudam a instalação de parque fabril em território paraguaio. Esse é o resultado imediato dos cinco dias da Expo Maquila que aconteceu em Hernadarias, Paraguai, na primeira semana de julho. Segundo Raquel Palacios, assessora geral do Ministério da Indústria e Comércio do Paraguai, os empresários descobrem um potencial ainda desconhecido.

“As empresas chegam pensando em instalar apenas parte do seu processo produtivo no país, mas depois, pela satisfação e qualidade de produção no Paraguai, logo ampliam seu parque.”

Na política de incentivos para a instalação em solo paraguaio, Lawyer Jennifer Caniza promotora de investimentos do Conselho Nacional do Ministério da Indústria e Comércio, explica que o Paraguai aplica o tributo único de 1% do que se fatura sobre o valor agregado de todo o produto que se destina a exportação, bastando ter uma cadeia produtiva em solo paraguaio. “Os incentivos de instalação de forma geral no Paraguai são muitos. A mão de obra, os serviços, a eletricidade e tudo aquilo que se utiliza para produção, são mais baratos”, enumera.

Os resultados desta política já são flagrantes. No último ano o Paraguai cresceu 14,5% e a construção da linha de transmissão de Itaipu para Assunção devem garantir crescimento semelhante também nos próximos anos, já que a infra-estrutura é um dos entraves citados para o desenvolvimento do país. Raquel Palacios também citou os investimentos em capacitação que o país está fazendo. “É mais fácil para o empresário capacitar, moldar um trabalhador que nunca atuou, no que treinar um que vem com outros conhecimentos e esse potencial temos no Paraguai”, garantiu.

A Expo Maquila atraiu 35 empresas de diferentes setores. O objetivo é apresentar o potencial produtivo local e também todas as condições e informações para a instalação em território paraguaio. O evento, que já aconteceu em Assunção e no Brasil em parceira com o Sebrae, deve ocorrer ainda esse ano em Pedro Juan Caballero. No evento de Hernandarias, pelo menos uma empresa brasileira confirmou sua instalação no Paraguai.

Zona Industrial

Para o próximo ano, a cidade de Hernandarias deve oficializar a instalação de uma zona industrial. A informação foi publicada em jornais locais. O ministro da Indústria e Comércio, Francisco Rivas, disse em entrevista que já há o entendimento de todos os entraves para a instalação da zona industrial, como a distribuição de água e luz, e que elas serão sanadas em um ano. De acordo com ele, serão gerados 7 mil empregos diretos em empresas de montagem com a implantação da zona industrial.

Comments are closed.