Internet banda larga no Paraguai já conta com 400.000 usuários

Planta piloto de titânio é inaugurada no Paraguai
9 de agosto de 2011
II Expo Integração 2011
9 de agosto de 2011
Exibir tudo

Internet banda larga no Paraguai já conta com 400.000 usuários

Internet

Internet

Este número representa aproximadamente 7% da população paraguaia, uma das mais altas densidades da América Latina.

De acordo com reportagem do diário La Nación, da capital paraguaia, houve um crescimento de 14,7% no número de usuários no I semestre deste ano. Os dados são da CONATEL, Conselho Nacional de Telecomunicações.

Os números são ainda mais ressaltantes levando-se em conta que no Paraguai, 35% da população ainda vivem nas áreas rurais.

Como comparação, no Brasil, no I trimestre deste ano, a banda larga alcançou uma densidade de 7,46% da população, de acordo dados da empresa de consultoria TELECO.

Empresas de celular destacam-se

Nos últimos quatro anos houve uma verdadeira explosão do setor de Internet no mercado paraguaio.

Como comparação, em 2007 a quantidade de usuários banda larga chegavam a somente 16.000.

A grande evolução deve-se, principalmente, à massificação dos planos, ou combos, das empresas de telefonia móvel do país.

Por apenas R$ 60,00 mensais, é possível adquirir um notebook + celular + internet, o que vem popularizando cada vez mais os acessos.

Levando-se em conta que o Paraguai é um dos países de maior densidade celular na América Latina, e com o forte aumento da renda, através do crescimento médio de 7% ao ano da economia desde 2003, é fácil entender o fenômeno.

Na atualidade, 60% dos mais de seis milhões de aparelhos celulares em uso, possuem tecnologia de acesso à Internet.

Levando-se em conta a continuidade do alto crescimento econômico e do aumento da concorrência via TV a cabo e a da entrada da empresa celular estatal VOX no mercado, pode-se prever, para final de 2011, chegar a 500.000 acessos banda larga.

Comments are closed.