WeCreativez WhatsApp Support
Nossa Equipe está aqui para responder às suas perguntas.
Oi, como podemos ajudar?

Gigantes investem USD 280 milhões em processamento de soja e fertilizantes.

PIB do Paraguai cresce 11,7% do I Semestre
18 de novembro de 2010
AGCO estuda instalação de fábrica de tratores no Paraguai
18 de novembro de 2010
Exibir tudo

Gigantes investem USD 280 milhões em processamento de soja e fertilizantes.

Soja

Soja

As empresas ADM, Louys Dreyfus e Bunge anunciaram que triplicarão o processamento de soja no Paraguai a partir de 2012, através de um investimento conjunto superior a USD 260 milhões, em duas novas plantas industriais a serem inauguradas na cidade industrial de Villeta, a 53 km de Asunción.


Estas duas plantas se somarão à da Cargill, que processa,desde 1993, mais de um milhão de toneladas anuais da oleaginosa em sua planta na Área Metropolitana de Cidade do Leste.

Estes investimentos permitirão contar com uma capacidade adicional de moagem de 6.000 toneladas diárias de soja, sendo que na atualidade, o país processa 1,5 milhões de toneladas/ano, das 7,4 milhões de produção do grão.

Para completar, a ADM está terminando de instalar uma nova planta de fertilizantes, com investimentos de aproximadamente USD 16,0 milhões.

Com estes anúncios, confirma-se uma tendência de migração dos investimentos deste setor da Argentina para o Paraguai.

Nos últimos anos, o governo argentino tem restringido ao máximo o desenvolvimento das agroindústrias no país vizinho, através de políticas fiscais ou barreiras aduaneiras, fazendo com que as grandes companhias procurem melhores alternativas, como o Paraguai.

Além do baixo custo tributário e de mão de obra, o Paraguai ainda conta com uma grande vantagem logística, que é o transporte barato pela hidrovia Paraná-Paraguai, e uma invejável estabilidade econômica, de mais de 50 anos.

Gráfico

Gráfico

Evolução do processamento de soja no Paraguai

Fonte: CAPPRO Câmara Paraguaia de Processadores de Oleaginosas.

Fonte: CAPPRO Câmara Paraguaia de Processadores de Oleaginosas.

Com estes investimentos, o Paraguai deve passar de 4º para 3º lugar mundial entre os maiores exportadores mundiais de óleo de soja, superando. Inclusive, os EUA.

Ranking mundial dos exportadores de óleo de soja, safra 2007/2008.

Ranking mundial dos exportadores de óleo de soja, safra 2007/2008.

Os comentários estão encerrados.

EnglishPortugueseSpanish