A nova empresa, denominada Air Guarani, de bandeira paraguaia, foi oficialmente lançada neste 15 de julho durante a XXIX Feira Internacional de Indústria, Comércio e Serviços do Paraguai, e contará inicialmente com uma frota de 10 aviões EMBRAER.
O projeto prevê a exploração da aviação comercial regional, que a exemplo da TAM Airlines, vem aproveitando, com muito sucesso, a excelente localização de Asunción como um Hub regional.
A modo de exemplo, desde 1998 a TAM aumentou o transporte de passageiros de 120.000 a mais de 500.000 desde e para Asunción, conectando-a a 10 destinos de seis países sulamericanos.
O inicio das operações da Air Guarani se dará ante em de maio de 2011, e contará com mais de 500 funcionários paraguaios.
Com este investimento, o IED – Estoque de Investimento Direto brasileiro em solo paraguaio chega a mais de USD 800 milhões.
A PLUMA Transportes Terrestres tem sede em Curitiba, contando com 50 anos de experiência em transportes, e USD 500 milhões em faturamento.
O mesmo caminho foi trilhado, com sucesso, pelo Grupo Áurea, o qual, usando sua experiência do transporte terrestre, fundou a GOL Linhas Aéreas.