Cidade do Leste – Comércio movimenta mais de USD 20 bilhões/ano conforme Censo Econômico 2011.

Cidade do Leste – Construção movimenta a economia.
4 de fevereiro de 2013
Reflorestamento avança no Paraguai e já chega perto de 200.000 há
23 de fevereiro de 2013
Exibir tudo

Cidade do Leste – Comércio movimenta mais de USD 20 bilhões/ano conforme Censo Econômico 2011.

Cidade do Leste

Cidade do Leste

Finalmente, após a divulgação dos resultados preliminares do Censo Econômico 2012, podemos conhecer o tamanho real do comercio de Cidade do Leste.

USD 20 bilhões em vendas anuais!

A surpresa, além do número espetacular – o triplo das vendas de Asunción-, é que metade das compras em Cidade do Leste são realizadas não por turistas e sacoleiros, mas pelos próprios paraguaios, moradores principalmente das prósperas colônias agrícolas da região leste do país.

Com mais de 45.000 trabalhadores, a área comercial de Cidade do Leste gera um Produto Interno bruto de USD 5,1 bilhões, ou 10% do PIB paraguaio.

Igualmente importante é o fato de quase metade dos trabalhadores deste comercio serem brasileiros, moradores em Foz de Iguaçu, e grande parte dos proprietários das lojas também residem do lado brasileiro.

Os dados só reforçam o que já sabíamos.

Cidade do Leste é tão importante para Foz como o turismo das Cataratas.

Cidade do Leste

Cidade do Leste

Exatamente por isso, a queda do movimento comercial da cidade paraguaia afetou em muito a capital das cataratas, ajudando a aumentar a delinquência e a desocupação em uma cidade que não encontrou ainda alternativas para a substituição do trabalho no lado paraguaio, ao contrário de Cidade do Leste, que vem crescendo nas áreas de serviços, construção, agronegócio e principalmente, industrialização.

Comments are closed.