Estatal PETROPAR terá frota fluvial própria para transporte de combustíveis no Paraguai

Mais de um milhão de jovens acessam a Internet pelo Celular no Paraguai
10 de agosto de 2010
Créditos crescem 25% e alcançam USD 7,4 bilhões no I Semestre
10 de agosto de 2010
Exibir tudo

Estatal PETROPAR terá frota fluvial própria para transporte de combustíveis no Paraguai

Petropar

Petropar

A estatal paraguaia de petróleo PETROPAR irá contratar estaleiros locais para construir doze navios-tanque e dois rebocadores para o transporte de combustível desde o Rio da Prata até seus tanques em Asunción.
Até 2012, 25% do total de combustíveis e ser transportado será feito através de uma frota própria, dando maior segurança ao fornecimento regular de combustíveis, especialmente diesel, uma vez que a PETROPAR detêm 80% deste mercado.

O contrato será de aproximadamente USD 27 milhões, e a empresa espera economizar até USD 24 milhões ao ano em fretes.

As primeiras embarcações devem ser entregues já em 2011.

A decisão de realizar este investimento deve-se ao encarecimento do preço do frete em quase 80% nos últimos três anos.

Na atualidade, a estatal PETROPAR gasta USD 54 milhões anualmente na contratação de frete junto a armadores fluviais privados.

Auge da indústria naval paraguaia

A escolha dos estaleiros locais reforça o auge que vem experimentando a indústria naval local, que na atualidade emprega mais de 2.000 trabalhadores em forma direta.
Este auge deve-se, principalmente, ao desenvolvimento do transporte da hidrovia Paraná-Paraguai, que este ano deve transportar 18 milhões de toneladas de cargas do Brasil, Bolívia e Paraguai, com destino aos portos do Rio da Prata, e vice-versa.

Os armadores paraguaios possuem 90% da frota da Hidrovia, e gigantes do agronegócio como Cargill, ADM e Louis Dreyfus, têm aumentado sua frota preferencialmente através dos estaleiros guaranis, que possuem os preços mais competitivos da região.

Fonte: Revista Enfoque Económico.

Comments are closed.