Paraguai aprova implantação do BRT de Curitiba para área de Asunción

Paraguai aprova Lei da Parceria Público Privada
7 de novembro de 2013
Alemanha-Paraguai: Universidade de Heidelberg inaugura filial no Paraguay
19 de dezembro de 2013
Exibir tudo

Paraguai aprova implantação do BRT de Curitiba para área de Asunción

BRT

BRT

Criado em 1974 pelo então prefeito Jaime Lerner e sua equipe, o sistema BRT (bus rapid transport) ganhou o mundo, tendo sido implementado em mais de 300 cidades, da Colômbia à Ucrânia, dos EUA à Ásia.

E o mais novo adepto deste sistema de transportes urbanos é o Paraguai

O governo do Presidente Horacio Cartes acaba de aprovar no Senado, por unanimidade, o inicio da implantação do METROBÚS ELÉTRICO, em um trecho inicial de 17 kms, que transformará o sistema viário da Área Metropolitana de Asunción, reduzindo pela metade o tempo gasto entre Asunción e o maior cinturão industrial do país.

Para implementação do sistema, cuja construção deve iniciar em 2014 com fundos do BID, o governo projeta, também, a utilização de uma Parceria Público Privada, onde as empresas privadas operação o sistema BRT.

Este traçado, entretanto, é somente o primeiro a ser implantado, sendo que o modelo BRT deve ser desenvolvido nos próximos anos na integração dos dez municípios que integram a Área Metropolitana de Assunção, que conta, hoje, com mais de dois milhões de habitantes, e grandes investimentos industriais e comerciais ao seu redor.

Mais uma grande oportunidade para as empresas brasileiras.

Comments are closed.