Itaipu aportará USD 1 bilhão anual ao Paraguai.

PARAGUAI: POTÊNCIA AGRÍCOLA NO ANO DO BICENTENÁRIO
27 de maio de 2011
O Paraguai é movido a soja
15 de junho de 2011
Exibir tudo

Itaipu aportará USD 1 bilhão anual ao Paraguai.

Itaipu

Itaipu

País já recebeu UD 10 bilhões pela venda de energia desde 1985.

Desde maio deste ano, o Paraguai passa a receber o triplo de compensação pela cessão de direito de aquisição da metade da energia à qual o país tem direito, mas não usa.

Com os novos valores, ITAIPU passará a aportar quase USD 1,00 bilhão por ano em diferentes conceitos, como royalties, compensações, gastos administrativos, entre outros. No final, a energia de ITAIPU, margem direita, não consumida pelo Paraguai, custará ao Brasil aproximadamente USD 52,00 o MW/hora, sendo que deste valor, USD 25,00 ficarão em território paraguaio em diferentes conceitos.

a. Tarifa Itaipu: USD 43,80 o MW/hora.
b. Compensação: USD 8,50 o MW/hora.
c. Custo final do MW/hora para o Brasil: USD 52,30
d. (-) Pagamento de dívida de ITAIPU: USD 27,39 o MW/hora
e. Valor líquido para o Paraguai: USD 25,00 o MW/hora por cessão de direito em ITAIPU.

Como se calcula o valor do MW/hora da tarifa de Itaipu?
No preço de custo da tarifa de Itaipu, estão embutidas as seguintes despesas:

a. Serviço da Dívida: Para a construção de sua usina, a Itaipu contratou
empréstimos, assumindo uma dívida para a construção da obra, que deverá
ser amortizada até 2023. Para o pagamento desta dívida, atualmente a
Itaipu recebe USD 27,39 o MW/hora da energia da potência vinculada.

b. Despesas de Exploração: Todos os gastos imputáveis á prestação dos
serviços de eletricidade, incluído os gastos de operação e de manutenção,
inclusive as reposições causadas pelo desgaste normal, gastos de administração e gerais, além dos seguros contra os riscos dos bens e instalações da ITAIPU.

c. Saldo do Conta de Exploração: Representa o resultado positivo ou negativo da diferença expressa em dólares dos Estados Unidos da América, entre a Receita Operacional e a soma dos demais componentes do Custo do Serviço de Eletricidade.

d. Pagamento de Royalties: O Brasil e Paraguai são proprietários, 50% cada um, em condomínio, dos recursos hídricos do rio Paraná (não da usina, propriedade da empresa ITAIPU Binacional), na fronteira entre os dois países. Para explorar estes recursos, Itaipu paga, a cada proprietário,
royalties de idêntico valor.

e. Ressarcimentos de Administração e Supervisão: É o montante necessário para o pagamento à ELETROBRÁS e a ANDE em partes iguais, a titulo de ressarcimento de encargos de administração e supervisão relacionados com a ITAIPU.

f. Rendimento de Capital: É o montante necessário para o pagamento, às partes que constituem a ITAIPU, de rendimentos de doze por cento ao ano (12%) sobre suas respectivas participações no capital integralizado

Como a produção média de Itaipu nos últimos anos tem sido de 94.000 Mw/hora anuais, e o consumo paraguaio em Itaipu não passa dos 8.000 Mw/hora anuais, ficarão em território paraguaio aproximadamente um bilhão de dólares anuais.

USD 10 bilhões desde 1985
Some-se a este valor anual os quase USD 10 bilhões que já entraram no país desde 1985, e se poderá entender a importância da empresa binacional para o país vizinho.
Quadro representativo de quanto Paraguai e Brasil já receberam ITAIPU desde 1985.

Fonte: Anos 1985-2004, Banco Central do Paraguai e Itaipu Binacional. De 2005 a 2009, Itaipu Binacional. Ano 2010, estimativa BRASPAR, com dados preliminares de Itaipu.

Fonte: Anos 1985-2004, Banco Central do Paraguai e Itaipu Binacional. De 2005 a 2009, Itaipu Binacional. Ano 2010, estimativa BRASPAR, com dados preliminares de Itaipu.

Comments are closed.